Categorias
Memória

Livro de funcionário da UFRJ lembra extinta Favela da Catacumba

Nesta quarta (16/06), Alberto Cláudio dos Santos, funcionário aposentado do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), lança o livro “Escombros”, no Salão Vermelho do Fórum de Ciência e Cultura (FCC-UFRJ).

 

Nesta quarta (16/06), Alberto Cláudio dos Santos, funcionário aposentado do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), lança o livro “Escombros”, no Salão Vermelho do Fórum de Ciência e Cultura (FCC-UFRJ).

“Seu” Cláudio, como é conhecido na Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ, conta sua história da sua vida, como o período que precisou viver em um internato, após ficar órfão aos três anos de idade. “Não mudou nada na situação dos internos, desde aquela época até hoje”, afirma Cláudio.

A vida de “seu” Cláudio passa também pelo antigo Morro da Catacumba, onde passou parte da infância e adolescência. A extinta favela, localizada no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, foi erradicada em 1970. “Os políticos se apropriaram da favela e, logo assim que veio a Copa do Mundo, fizeram a remoção”, conta. De acordo com o relato, a operação foi rápida e à força. “Chegaram às 5h da manhã com polícia, com cachorros. Os moradores levaram o mínimo de coisas. Quem tinha uma cama, um armário, pegava as coisas e jogava em um caminhão do antigo DLU (Departamento de Limpeza Urbana), atual Comlurb”, narra.

Após a retirada das moradias, o morro foi reflorestado, mas a favela segue viva na memória de Alberto Cláudio dos Santos. Lá, perdeu os pais, teve seus primeiros empregos e chegou a dormir na rua. “Morava em um barraco com meu irmão. Ele arrumou uma namorada e eu tive que conseguir outro barraco para morar”, recorda. “Seu” Cláudio conta ainda parte do livro é dedicada ao descobrimento do movimento negro, do qual faz parte, e ao samba. “Sou apaixonado pela Portela”, revela.

Lançamento do livro “Escombros”

O lançamento de “Escombros” acontece no dia 16 de junho, das 14h às 18h, no Salão Vermelho do FCC-UFRJ, que fica no campus da Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250 (fundos) – Urca. Mais informações através do telefone (21) 3873-5296.