Flores contra o cigarro

A cada dia cresce o número de mulheres tabagistas. É essa premissa que, no Dia Mundial Sem Tabaco, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) pretende combater. Para comemorar a data e conscientizar a população sobre os efeitos do cigarro, o Inca promoveu o plantio de flores em frente à Reitoria da UFRJ.

O evento, norteado pela campanha “Mulher, você merece algo melhor que o cigarro!” do Inca, contou com a presença do reitor Aloísio Teixeira, do diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini e do diretor do Hospital Escola São Francisco de Assis, José Mauro Braz de Lima, entre outros nomes importantes na área.

Durante a cerimônia o diretor do Inca afirmou que o Brasil conseguiu, nos últimos anos, diminuir significativamente o número de fumantes. Mas ressaltou que grupos mais vulneráveis cresceram nos índices sobre tabagismo, entre eles as mulheres. “Cada vez mais o homem deixa o cigarro, já no caso das mulheres isso não é verdade. O câncer de pulmão cresce entre elas. Por isso essa intervenção é tão necessária”, afirmou Luiz Antonio Santini.

Para reforçar a mensagem, flores foram plantadas no canteiro central em frente à Reitoria. Um símbolo, que acima de tudo, pretende representar a beleza e a saúde de uma vida livre do cigarro.