Pesquisas e protótipos do NCE na década de 1970

No dia 28/04, no Anfiteatro Maria Irene Melo, o professor Ivan Marques expôs sua pesquisa sobre estratégias e resultados obtidos pelo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE-UFRJ) na década de 1970. O assunto, que foi capítulo de livro sobre a história da informática na América Latina e no Caribe, mostra a própria evolução da computação no Brasil.

O NCE atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão na UFRJ, além de administrar a Tecnologia da Informação da universidade. O professor Marques é membro da equipe desde o início da criação do Departamento de Cálculo Científico, que foi o embrião do Núcleo e fazia parte do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa (Coppe-UFRJ).

Nessa época, a filosofia dos membros do setor era integrá-lo à indústria brasileira e suas possibilidades. Assim, seria possível aumentar o know-how dos meios de produção brasileiros e ajudar a indústria em si, sem um foco apenas acadêmico. Para isso, foram criados inúmeros protótipos, baseados em um computador IBM 1130 – predecessor das máquinas pessoais, criado em 1965, que servia para a formação dos alunos da COPPE. Os protótipos chegaram a ser vendidos no mercado, e boletins de informática expunham opiniões do Núcleo sobre pesquisa tecnológica.

O NCE desenvolve ainda hoje pesquisas de alto nível em diferentes áreas da computação. Alguns projetos importantes, de alcance nacional, preveem a inclusão digital para pessoas com deficiência visual ou motora. Mais informações sobre estas pesquisas podem ser encontradas no site http://intervox.nce.ufrj.br/.