Decano do CFCH é reeleito

Marcelo Corrêa Castro, decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ, foi reeleito para o cargo com 95% dos votos. Do total de eleitores, 2% anularam e 3% votaram em branco. O colégio eleitoral foi composto por todos os servidores técnicos- administrativos, professores e alunos de graduação e pós-graduação stricto-sensu do CFCH, além de alunos do CAp com 16 anos completos até o dia 13 de maio. O sistema de votação foi o paritário.

Nos debates que antecederam a consulta, Corrêa e Castro afirmou que as ações da Decania devem se pautar pelo fortalecimento das conquistas que se iniciaram na gestão liderada pela professora Suely Sousa de Almeida (2002-2006) e no lugar que o CFCH-UFRJ passou a ocupar no cenário da universidade. Para Corrêa e Castro, a proposta toma como base uma política acadêmica pautada no respeito às instâncias coletivas de deliberação e nos procedimentos e critérios para tomadas de decisões, bem como na transparência da captação e alocação de recursos  e no igual tratamento a todas as unidades e órgãos integrantes do CFCH.

O decano apresentou sete ações que deverão ser cumpridas coletivamente:

– busca de soluções para a questão do espaço físico;
– promoção de ações de integração acadêmica de ensino, pesquisa e extensão direcionados para temas como avaliação discente e flexibilização curricular;
– continuidade das ações facilitadoras de integração dos cursos de graduação e pós-graduação;
– aperfeiçoamento do programa de capacitação de servidores técnico-administrativos;
– proposta de revisão de normas e procedimentos, a continuidade da atual política de utilização dos espaços coletivos; e
– levantamento, manutenção e atualização de indicadores relativos a estudantes para que se possa construir um mapa de dados do CFCH.