">O resultado de vários anos de trabalho voltado para a captação de imagens virtuais das construções tombadas e preservadas na área central do Rio de Janeiro (foto) estará em exposição entre os dias 14 e 18 de junho na EBA7.

Imagens do Patrimônio Edificado do Centro do Rio de Janeiro

O resultado de vários anos de trabalho voltado para a captação de imagens virtuais das construções tombadas e preservadas na área central do Rio de Janeiro estará em exposição entre os dias 14 e 18 de junho na sala de exposição destinada aos alunos da Escola de Belas Artes da UFRJ, a EBA7, localizada na Cidade Universitária.

O acervo criado pelo grupo coordenado e formado em 2005 pelo professor Luiz Neves da Escola de Belas Artes/UFRJ conta com 5.650 imagens digitais de fachadas, incluídos detalhes de elementos decorativos, imagens complementares das construções laterais e fotos em perspectiva, além de 1.260 documentos de referência dos edifícios registrados: reportagens, fotos antigas, informações de moradores. As referências anexas à imagem possuem a função de contar um pouco a história da edificação e ilustrar as modificações sofridas na sua arquitetura.

“Esperamos estar contribuindo para a preservação do nosso rico Patrimônio Construído, utilizando como instrumental o registro de imagens e a sua disponibilização pela Internet, atingindo com isso não só o meio acadêmico, mas a sociedade como um todo”, afirma o coordenador, que lidera o grupo formado pelos Clayciane Hortilio dos Santos, Philipe Roberto Asevedo Costa,  Thiago Thuler Barbeito e  Vagner Cerqueira dos Santos.