">A Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ chega a sua quarta edição, oferecendo aos estudantes de diversas formações uma visão abrangente da área.

Da Nanoenergia ao Nanoencapsulamento

A Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ chega a sua quarta edição, oferecendo aos estudantes de diversas formações uma visão abrangente da área. A programação compreende palestras e mini-cursos com aulas teóricas e práticas. É dirigida a alunos de pós-graduação ou em fase final do curso de graduação da área tecnológica, ciências básicas ou ciências da saúde, e serão admitidas também inscrições de um número limitado de profissionais ligados a empresas. O evento acontece na Escola de Química, entre os dias 26 e 30 de julho.

A participação de várias unidades da universidade traz um caráter multi e interdisciplinar à Escola. A realização é ação conjunta da Escola de Química, dos Institutos de Física, de Química, de Macromoléculas e de Nutrição, das Faculdades de Farmácia e de Odontologia, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia (da COPPE – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia). Essa união de forças dá ao aluno uma visão abrangente da área de Nanociência e Nanotecnologia. É uma iniciativa pioneira, que visa a atender às exigências de recursos humanos com alto nível de formação.

O tema escolhido para a 4ª Escola é “Da Nanoenergia ao Nanoencapsulamento”, e terá a preocupação de abordar assuntos que são atualmente de interesse global. A carga horária de 35 horas do projeto cobrirá áreas de nanoenergia, nanoestruturas magnéticas e nanopartículas, com enfoques envolvendo setores que vão da geração de energia limpa e sustentável ao uso medicinal, passando pelos alimentos e a odontologia. Para inscrição e programação detalhada, acesse o endereço http://www.eq.ufrj.br/eventos/4aenanociencia/index.html. O prazo de inscrições vai até 11/06.