Prefeitura da UFRJ investe na saúde de seus funcionários

A 1ª Semana da Saúde proporciona diversas atividades aos funcionários
Os funcionários da Prefeitura Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foram beneficiados por uma semana dedicada à saúde do trabalhador na própria unidade.

O Serviço Social da prefeitura, que geralmente procura promover atividades bimestrais ou semestrais em benefício do trabalhador, ofereceu a 1ª Semana da Saúde da Prefeitura com o objetivo de comemorar o Dia Internacional da Saúde (07/04). Contudo, o evento só ocorreu de 3 a 7 de maio devido às chuvas que atingiram o Rio naquela ocasião.

De acordo com Ione Bello, assistente social da prefeitura universitária e coordenadora do projeto, a participação nas atividades contribui tanto com o desenvolvimento pessoal, quanto para uma boa saúde física, mental e social.

Durante a semana, os trabalhadores da prefeitura fizeram ginástica laboral, caminhada, yoga, meditação; tiveram orientações nutricionais e odontológicas, além de participarem de diversas palestras. Foram realizados também testes de glicose e hipertensão, trazendo a oportunidade de diagnosticar e prevenir possíveis doenças e acidentes de trabalho.

“Nós deveríamos ter alongamento todos os dias antes do trabalho, pois melhora o nosso rendimento no dia”, disse Ariana Gomes, funcionária do Horto.

O Serviço Social da prefeitura pretende desenvolver também atividades externas, como um passeio ao MAC (Museu de Arte Moderna, na cidade de Niterói), em breve. Além de estender essas mesmas atividades aos funcionários da sub-prefeitura da Praia Vermelha.

Segundo Nieves Bizarelo, também coordenadora do projeto e assistente social da PU, além do descanso, as pessoas também precisam de tempo para se dedicar a atividades culturais. “Este circuito de saúde irá para a Praia Vermelha em junho”, afirmou Nieves.

Encerramento com atendimento dentário e dança

No dia 7 de maio, o Olhar Vital cobriu o último dia do evento que contou com a presença dos dentistas Fábio Pinheiro, Leonardo Monteiro e Walace Oliveira da Faculdade de Odontologia da UFRJ para disseminar informações sobre saúde bucal, tirar dúvidas, além de possivelmente encaminhar para tratamentos dentários.

“O objetivo do encontro é motivar as pessoas a cuidarem melhor da saúde bucal”, afirmaram Fábio Pinheiro e Leonardo Monteiro, dentistas formados pela UFRJ e colaboradores da Clínica Integrada da Faculdade de Odontologia.

De acordo com os dentistas, para uma limpeza completa da boca basta utilizar o fio dental e escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia, principalmente antes de dormir.

“Aprendi coisas que não sabia nessa palestra, como o material adequado para manter a higiene bucal e algumas curiosidades como as aftas”, relatou Angélica da Silva Fernandes, funcionária do Horto. Ainda de acordo com ela, a diretora do Horto, Beatriz Emiliano, está tentando estabilizar as aulas de alongamento aos seus funcionários para pelo menos três vezes por semana.

No mesmo dia, houve também o alongamento final e apresentações  de forró para encerrar a 1ª Semana de Saúde da Prefeitura Universitária. “Isso é ótimo, melhora o humor e a relação entre os colegas de trabalho”, reforçou Angélica.