Mostra Científica e Cultural de Enfermagem no Hospital Universitário da UFRJ

A 10ª Mostra Científica e Cultural da Divisão de Enfermagem (DEN), promovida pela Divisão de Enfermagem Hylnar Márcia de Menezes do Serviço de Desenvolvimento (Serdes) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ), ocorreu na manhã da última quinta-feira (13/05) e contou vários participantes da área de saúde. O evento, cujo tema abordado foi “Dialogando sobre o poder do cuidado da Enfermagem”, ofereceu palestras e apresentações de trabalhos relacionados aos tipos de cuidados que envolvem os profissionais de enfermagem.

Na sessão de abertura, os componentes da mesa, que incluía o diretor do HUCFF, José Marcus Raso, a diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN-UFRJ), Neide Aparecida Titonelli, e a diretora da Divisão de Enfermagem, Sandra Regina Paiva, mostraram-se emocionados, destacando a conquista que o evento representa para a área da enfermagem e para o Hospital.

Neide Aparecida, que abordou o tema “O poder do cuidado e a sua relação com as competências técnica, científica, interpessoal e política”, ressaltou sua crítica às pessoas que acreditam que a enfermagem é desprovida de poder.

Segundo ela, o poder da enfermagem é amplo e deve ser direcionado para a assistência, com a utilização dos conceitos de politicidade e humanização, que envolvem o profissional da área. “O cuidado acontece na politicidade (capacidade de intervenção) da ajuda, entendida pelo seu modo de ser solidário e político”, colocou Neide.

Os trabalhos científicos expostos no evento foram apresentados por enfermeiros do Hospital Universitário, explorando temas variados, relacionados à saúde e à enfermagem. Os melhores trabalhos foram exaltados com o prêmio Hylnar Marcia de Menezes, para a categoria Área Assistencial, envolvendo enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem e o prêmio Maria Dolores Lins de Andrade, na categoria Área de Ensino, para professores e graduandos de Enfermagem.