Desafio Solar Brasil 2010

O Pólo Náutico da Universidade Federal do Rio de Janeiro continua nos dias 15 e 16 a primeira etapa do Desafio Solar Brasil 2010. O evento envolve apenas barcos movidos exclusivamente à energia solar e tem o objetivo de incentivar pesquisas e projetos que contribuam para o desenvolvimento da indústria marítima brasileira. Doze equipes compostas por alunos e professores de escolas técnicas, faculdades de engenharia naval e elétrica e escolas de vela competirão na águas da Baia de Guanabara. As provas serão realizadas na praia de Jurujuba

A ideia do Desafio Solar surgiu em 2008, após a participação da equipe da UFRJ na Frisian Solar Challenge – competição europeia realizada na Holanda para embarcações solares – na qual os participantes percorrem 220 quilômetros de canais das 11 cidades da região de Frísia, no norte do país. O grupo brasileiro ficou classificado em quarto lugar da Classe A, que teve 26 barcos selecionados, e sétimo lugar na classificação geral. O barco campeão foi projetado e construído no Pólo Náutico por alunos e profissionais da Engenharia Naval, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e Desenho Industrial.

A primeira etapa do Desafio Solar Brasil ocorrerá no Clube Naval Charitas, na Avenida Carlos Ermelindo Marins, 88, em Niterói. A segunda etapa será realizada em Cabo Frio, na Região dos Lagos, no mês de  agosto.  A entrada é livre para o público. Outras informações: http://desafiosolar.wordpress.com.