Categorias
Memória

VI Jornada de Nutrição Clínica aborda Fitoterapia

A VI Jornada de Nutrição Clínica ocorreu no dia 7 de maio, no Auditório Rodolpho Paulo Roco (Quinhentão) do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ), e contou com a participação de especialistas que discutiram o tema “Fitoterapia na prática clínica”.

A abertura do evento contou com uma mesa redonda composta por três palestras, trazendo explicações sobre a prática fitoterápica. A primeira apresentação foi ministrada por Alexandre Lourenço, farmacêutico do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).  O palestrante conceituou os fitoterápicos como sendo “medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais”, para ele, são eles a origem da farmácia e da medicina. O farmacêutico ainda trouxe informações sobre o mercado de fitoterápicos e os cuidados com sua utilização.

A segunda palestra, proferida pela professora adjunta de farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-UFRJ) Tereza Sollero, tratou dos Fito-hormônios. A professora discorreu sobre a importância das substâncias para a saúde. Segundo ela, por exemplo, o consumo de fitoestrogênio (um fito-hormônio) na alimentação pode diminuir o câncer de mama. A professora ainda mostrou exemplos de alimentos que contêm essas substâncias, entre eles a linhaça e a soja.

Fechando a mesa de palestras, Fernanda Vaz, membro do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN), apresentou a legislação dos fitoterápicos para o profissional nutricionista. A nutricionista expôs os estímulos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a utilização da medicina tradicional, além de apresentar a Resolução n°402/2007, que trata da restrição de fitoterápicos que podem ser prescritos pelo profissional de nutrição.

O evento contou ainda com quatro conferências que aprofundaram a questão da fitoterapia, apresentando questões como a preparação de fitoterápicos e sua utilização na prática esportiva.