">Universidade e Petrobras assinam nesta quarta-feira (12/5) o Protocolo de Intenções do Sistema de Capacitação, Ciência e Tecnologia em Carbonatos (SCTC).

UFRJ e Petrobras assinam protocolo de intenções para exploração do pré-sal

Será realizada nesta quarta-feira (12/5), às 11h, no Salão Nobre da Decania do Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN – UFRJ), a Cerimônia de Assinatura do Protocolo de Intenções do Sistema de Capacitação, Ciência e Tecnologia em Carbonatos (SCTC) entre a universidade e a Petrobras. O evento contará com as presenças de Aloisio Teixeira, reitor da UFRJ, Guilherme de Oliveira Estrella, diretor de Exploração e Produção da Petrobras, professores e funcionários da instituição e gerentes da companhia de petróleo.

Além da UFRJ, outras quatro instituições de ensino nacionais — Unesp, Unicamp, Uenf, UFF — farão parte do SCTC, que é a cooperação tecnológica nos estudos do pré-sal nas áreas de Geociências e Engenharia de Reservatórios. O objetivo do sistema é desenvolver estudos para viabilizar a exploração comercial das reservas de petróleo recém-descobertas em rochas carbonáticas da Bacia de Santos e Campos.