Categorias
Memória

Saúde através das frutas

A alimentação adequada e variada é um dos princípios básicos para uma vida sadia. Alguns alimentos, porém, possuem propriedades que os tornam ainda mais importantes, auxiliando na prevenção e no combate a doenças, no emagrecimento e na regulação do corpo. No Por uma boa causa, do Olhar Vital,  deste mês trataremos esses alimentos que auxiliam na saúde, apresentando, nesta primeira edição, a importância do consumo de frutas para uma vida saudável.

Apreciadas tanto pela sua polpa quanto pelo seu suco, as frutas são alimentos bastante populares e essenciais em qualquer dieta. “As frutas são ricas em nutrientes de que nosso organismo precisa, como os minerais e as vitaminas, além de possuírem um tipo de açúcar próprio, a frutose, que é de fácil digestão. Além disso, são importantes fontes de fibra alimentar”, explica Maria Adelaide Moreira dos Santos, nutricionista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ).

O consumo desse tipo de alimento pode auxiliar também no funcionamento do corpo, principalmente do sistema digestivo, evitando doenças. “As frutas contêm, por exemplo, a fibra pectina, que tem ação protetora da mucosa digestiva. Algumas determinadas pectinas também possuem propriedades antidiarreicas. Outras frutas, como acerola, caju, laranja, limão e goiaba são fontes de vitamina C, composto que potencializa a absorção de ferro pelo corpo e atua como antioxidante, prevenindo doenças cardiovasculares, hemorroidas e auxiliando na eliminação dos radicais livres do organismo. Esses alimentos são também fontes de água, sais minerais, ácidos orgânicos e, em alguns casos, ácidos graxos, substâncias importantes para o nosso corpo”, aponta Maria Adelaide. 

As frutas são importantes auxiliares também nas dietas para emagrecimento, de forma que seu consumo proporciona uma diminuição calórica de forma saudável. “Quanto maior for o teor de fibra de uma fruta, maior será a saciedade e menor sensação de fome que o indivíduo vai ter. Isso atua diretamente para um menor consumo calórico. Frutas como o abacaxi e o mamão têm poucas calorias e também ajudam na digestibilidade das proteínas, auxiliando na quebra da molécula e na melhor absorção pelo organismo”, revela a nutricionista.

O consumo de frutas, porém, não deve ser exagerado. As fórmulas para emagrecimento baseadas em consumo exclusivo de frutas podem se tornar prejudiciais à saúde. As dietas devem incluir uma variedade balanceada de alimentos de todas as espécies. “As quotas de proteínas e gorduras não são suficientes em uma dieta só com frutas. O organismo também necessita de aminoácidos essenciais dos quais as frutas não são fontes”, conclui a especialista.