Categorias
Memória

Livro: Arquitetura Paisagística Contemporânea no Brasil

O que o futuro reserva para o arquiteto paisagista no Brasil é uma das questões que as autoras Ivete Farah, Raquel Tardin e Mônica Bahia Schlee pretendem discutir com o livro Arquitetura Paisagística Contemporânea no Brasil. A publicação da equipe da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UFRJ será lançada pela Editora SENAC no próximo sábado (15/5), no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

O livro organizado pelas arquitetas apresenta a investigação de professores e pesquisadores de grandes instituições brasileiras acerca da produção paisagística colonial e pós-colonial no país, as tendências marcantes no período compreendido entre 1930 e 1970 e a importância da Associação de Arquitetos e Paisagistas (Abap) na área da Arquitetura, a partir de 1976. Além disso, a publicação vem para enriquecer o debate sobre a demanda ambientalista, necessária à carreira do arquiteto moderno.

A obra vai além de discutir apenas a Arquitetura em si. Ivete Farah, Raquel Tardin e Mônica Bahia Schlee deixam clara a importância de se posicionar sobre o assunto e, acima de tudo, debatê-lo visando à maior integração e fundamentação das políticas públicas e críticas para a construção de melhor estrutura social.