Nova organização familiar em debate

Para discutir o lugar da infância nas novas configurações familiares, o grupo Esquina – cidade, Lazer e animação cultural, ligado à Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (EEFD), exibe filmes e realiza debates com a participação de professores e psicanalistas em todas as quintas-feiras de maio. Trata-se do III Ciclo de Cinema e Infância, cuja temática é "Infância e famílias – as novas conformações familiares" e acontece sempre a partir das 14h, no auditório Maria Lenk, na Cidade Universitária.

Quem estiver interessado em discutir qual é o lugar da infância nos novos modos de organização familiar pode anotar na agenda a programação:

Dia 6 de maio
"Valentín", dirigido por Alejandro Agresti
Lançado em 2004, o filme argentino trata da vida de um menino de 9 anos, Valentin (Rodrigo Noya), na Buenos Aires de 1960. Ele vive com a avó (Carmen Maura), já que seu pai está sempre ocupado trabalhando e a mãe, desaparecida desde a separação dos pais. Solitário, Valentin divide o tempo sonhando se tornar um astronauta e ouvindo as histórias contadas pela avó. O grande sonho do menino é que seu pai o leve para conhecer a mãe, mas ele se irrita só de ouvir a simples menção do nome dela. Valentin passa a acreditar que possa ter, enfim, uma mãe quando conhece Letícia (Julieta Cardinali), a mais nova namorada de seu pai.
Debatedora – Professora Dra. Tânia de Vasconcellos – UFF

Dia 13 de maio
"Minha vida de cachorro", dirigido por Lasse Hallström
Indicado a dois Oscar nas categorias principais (diretor e roteiro adaptado), ele foi um dos filmes mais aclamados dos anos 80. Conta a história do menino Ingemar que, devido ao agravamento da saúde da mãe, é enviado para casa de parentes numa vila no interior da Suécia, nos anos 50. No início, Ingemar tem dificuldades de se adaptar à nova vida e superar as saudades da mãe e do irmão. Com o tempo, acaba por viver experiências que o marcarão pelo resto da vida.
Debatedora – Professora Dra. Numa Ciro – UFRJ

Dia 20 de maio
"A culpa é do Fidel", dirigido por Julie Gavras
Coprodução franco-italiana de 2006, o filme retrata a vida de Anna de la Mesa (Nina Kervel-Bey). Com 9 anos, ela mora em Paris e leva uma vida regrada e tranquila, dividida entre a escola católica e o entorno familiar. A prisão e morte, em 1970, do tio espanhol, um comunista convicto, balança a família. Ao voltar de uma viagem ao Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, os pais de Anna estão diferentes, e a vida familiar muda por completo: engajamento político, mudança para um apartamento menor, trocas constantes de babás, visitas inesperadas de amigos estranhos.
Debatedora – Professora Dra. Rosália Duarte – PUC Rio

Dia 27 de maio
"Um herói do nosso tempo", dirigido por Radu Mihaileanu
A África está sofrendo com uma seca terrível. Os judeus etíopes serão transportados para Israel. Uma mãe etíope cristã obriga o filho a tomar o lugar de um menino judeu morto para que ele se salve. Com apenas nove anos de idade, Salomão é um caldeirão humano de culturas e religiões: cristão negro nascido na Etiópia, vivendo num campo de refugiados no Sudão. A mãe o ensina a se fingir de judeu e assim entrar em Israel para sobreviver. Lá é adotado por uma família de judeus sefardins de origem francesa.
Debatedor – Professor Dr. Luiz Felipe Faria – IBMR