Feira Agroecológica incentiva agricultores familiares

A Feira Agroecológica realizada no Restaurante Universitário (RU) da UFRJ com grande variedade de produtos orgânicos, além de decoração, artesanato e literatura, aconteceu nessa quinta-feira (29/04). Diversos agricultores do Rio de Janeiro tiveram a oportunidade de vender sua produção com a ajuda da universidade e do Restaurante Universitário.

De acordo com Audrey Cintra, nutricionista do RU, esse incentivo é importante para apresentar à população a qualidade e a saúde que os alimentos orgânicos proporcionam. “Os produtos orgânicos sempre são melhores. As toxinas e hormônios presentes nos alimentos cultivados com agrotóxicos são extremamente prejudiciais à saúde.”

Juliana Medeiros de Lis e Maria de Lurdes Gama, agricultoras de Magé – RJ, contaram sobre o processo de produção de seus doces em compotas e plantas decorativas. “Nós plantamos nossas próprias frutas de forma orgânica e fabricamos os doces,” disse dona Juliana.

Plantas como orquídea e camarão também estavam expostas na feira. “Nós colocamos casca de legumes e frutas na terra das plantas para fazer adubo”, acrescentou Maria de Lurdes.

Para alguns, os produtos orgânicos são caros demais em relação aos cultivados industrialmente, o que impede a compra. Sobre isso a nutricionista do RU afirma: “os produtos são um pouco mais caros, porque as pessoas não compram, se a procura for maior, os preços baixam e isso incentiva os agricultores familiares aumentarem a produção.”

O auxílio aos agricultores familiares incentiva o estudo sobre legislações, técnicas de cultivo, combate a pragas, entre outros. A agricultora Laurinda, de Guapimirim-RJ, contou que seus conhecimentos sobre ervas medicinais foram aprendidos com o pai, que era índio, mas que também pesquisa e estuda através da internet para aprimorá-los.

O RU tem o projeto de promover uma parceria com esses produtores a fim de abastecer parcialmente o restaurante com produtos orgânicos. “A ideia é trazer pelo menos um produto orgânico por semana, ou por mês, ao RU, pois eles ainda não têm produção para atender a grande demanda do restaurante”, disse a nutricionista.