">O instigante jeito de olhar crianças Guaranis e Xavantes compõe a exposição do fotógrafo da Maternidade Escola, William Santos, que o Banco de Imagens do Portal da UFRJ mantém no ar.

Encontro de olhares e culturas

Os olhares significantes de crianças indígenas, que nos fazem indagar o que é feito à infância desses povos, são revelados na exposição que o Banco de Imagens do Portal da UFRJ mantém no ar. O trabalho é do fotógrafo da Maternidade Escola, William Santos, sobre crianças Guaranis e Xavantes intitulado "Crianças Guarani-Mbya e A`uwê-Xavante – Um Encontro de Vidas".

Pernambucano de Recife, onde viveu até os sete anos, William Santos foi estudante da Escola de Comunicação da UFRJ, formado em Publicidade e Propaganda e atua na universidade como técnico-administrativo em áreas de comunicação social desde 1987. A partir de 1990 profissionalizou-se, voltando sua atenção à fotografia, “em razão de sua possibilidade de criação artística e ação multidisciplinar”, explica William que já se fez carioca desde criança, quando chegou ao Rio.

As fotografias foram capturadas na aldeia Sapukai-RJ, com índios Guarani, e com os Xavantes da terra Parabubure (MT). Esses registros já compuseram uma exposição na Weaver Street Gallery, Carolina do Norte, USA, em 1998, e que agora somados a material inédito, criado entre 2007 e 2009, ajudam a compor a exposição apresentada no Banco de Imagens. “Nesta exposição, creio, não haverá descobridores nem descobertos, haverá, sim, muito por descobrir”, sintetiza o autor.