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Uma nova interface para as bibliotecas

“Quando outras bibliotecas começam a planejar, nós já cometemos erros.” Foi com essa frase que a Hannelore Vogt, diretora da Biblioteca Pública de Colôniana Alemanha, sintetizou sua palestra  realizada na última segunda (26/04), no auditório Manuel Maurício de Albuquerque, no Centro de Filosofias e Ciências Humanas (CFCH). O evento, organizado pelo Instituto Goethe e pela UFRJ, abordou oportunidades e desafios para os bibliotecários que se  escondem por trás de uma boa imagem que uma biblioteca deve passar.

O conceito de “imagem” foi o tema central para argumentação de Hannelore quanto à nova metodologia a ser adotadas pelas bibliotecas ao redor do mundo. “A imagem de uma biblioteca cooperativa cativa o visitante, que é influenciado pelo papel emocional e pela linguagem explicativa que o bibliotecário deve usar para envolver o usuário”, explicou.

A bibliotecária alemã destacou o trabalho dos funcionários, segundo ela, o capital mais importante, que desempenha papel normativo e explicativo. A recepção ao usuário, na visão de Hannelore, deve ser marcada pelo sorriso, cujo poder provoca uma imagem positiva e leva a biblioteca para além de seus muros com as opiniões favoráveis a seus serviços prestados.

Segundo Hannelore, a biblioteca e seus funcionários devem apresentar uma atitude pró-ativa nos âmbitos local, regional e internacional. Segundo a palestrante, devem ser feitas, como no caso alemão, maneiras para estimular a sociedade, tais como o Dia Internacional do Livro (23/04), a Semana da Biblioteca – “A Alemanha lê” e a brochura distribuída 21 razões para boas bibliotecas, que não são mais do que campanhas públicas de incentivo à nova interface das bibliotecas, que fortalecem sua posição na sociedade.

Para a formação de uma imagem, Hannelore observa os princípios básicos das marcas, como nome e logomarca. No entanto, a bibliotecária destaca que as regras de apresentação maleável – “Kiss” (Keep it simple and short) – estabelecem metas e visões de uma maneira mais fácil. “Além disso”, afirma a palestrante, “a visão de metas, conservação do patrimônio e atualização do acervo são itens essenciais para fomentar um maior contingente de frequentadores de bibliotecas”, completa a docente.