Categorias
Memória

Fórum debate obras esportivas na cidade

A abertura do seminário “Intervenções Esportivas no Tecido Urbano”, que aconteceu no Salão Moniz de Aragão, no Fórum de Ciência e Cultura (FCC), na última segunda-feira (26/04), contou com a presença de Álvaro Alencarlos, representante da Secretaria Especial para Copa e Olimpíadas do Rio de Janeiro.

A palestra teve como pauta o debate sobre as obras necessárias para a realização não só da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, mas também dos Jogos Mundiais de 2011 e da Copa das Confederações de 2013. Alencarlos adiantou que os estádios tiveram sua capacidade diminuída para proporcionar mais segurança e conforto ao público, significando o fim da “geral” e a construção de um estacionamento no interior do Maracanã. A proposta é que o estádio e a Quinta da Boa Vista sejam ligados por uma passarela, edificada por sobre a linha férrea.

O bairro de Deodoro também foi bastante citado na discussão, pois sediará o X Park. “Trata-se de um complexo de esportes radicais com apelo para os jovens”, explicou o dirigente. “Essa novidade acontece devido ao rejuvenescimento do público-alvo do evento”, completou.

Para a realização das reformas e construções de estádios, está previsto o gasto de R$ 600 milhões, dos quais R$ 400 milhões serão empregados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Por fim, Alencastro explicou ainda que as obras começam em maio de 2010 e precisam estar prontas até dezembro de 2012.