Prefeitura da UFRJ consegue apoio para a retirada de animais do campus

O prefeito Helio de Mattos pediu o apoio do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses para a retirada de cães e gatos abandonados na Cidade Universitária.

Animais abandonados no campus da UFRJ é um problema recorrente na Cidade Universitária, principalmente na área do Centro de Ciências da Saúde (CCS), onde a situação vem sendo discutida pela Decania do Centro, a Comissão de Biossegurança, a Ouvidoria e a Prefeitura da UFRJ.

A presença desses animais não trazem só riscos à saúde da comunidade universitária, mas também o risco de ser atacado por eles – fato sofrido por um professor em dezembro de 2009 e por uma aluna em março deste ano – além do incômodo causados pelo mau cheiro de urina e fezes dos animais e a infestação de pulgas.

Para tentar solucionar a questão, o prefeito Helio de Mattos pediu o apoio do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses para a retirada de cães e gatos abandonados no campus da Cidade Universitária.

Segundo o prefeito, o apoio do Corpo de Bombeiros foi imediato e, desde então, acontece ronda diária na Cidade Universitária à procura de cães e gatos abandonados para possível recolhimento. Além disso, a UFRJ recebeu visita de dois médicos-veterinários da Vigilância Sanitária e, por meio deles, foi comunicada que uma operação de recolhimento de aproximadamente 150 animais, também será feita pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.

Conscientização

Para evitar o retorno desse problema, a prefeitura está produzindo um trabalho de conscientização da população local e adjacente que, além das placas de advertência, conta também com o apoio de membros da Cidade Universitária como a comissão de Biossegurança do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que estuda medidas de auxílio ao processo de adoção de animais recolhidos e o UFRJ – convive que adotou oito gatos que viviam na arena do Centro de Convivência do CCS.

“A prefeitura vai distribuir oito placas de advertência pela Cidade Universitária que destacam a criminalização do indivíduo pego abandonando animais no campus”, alerta Helio.

Além disso, a Central de Monitoramento da Divisão de Segurança (Diseg) contribui na fiscalização através das câmeras espalhadas pela Cidade Universitária.

Leia mais sobre o assunto http://www.olharvital.ufrj.br/2006/index.php?id_edicao=177&codigo=11