Centro de Tecnologia realiza, nesta quarta-feira (24/3), seminário para discutir sistema de transporte integrado na região metropolitana do Rio.

">Centro de Tecnologia realiza, nesta quarta-feira (24/3), seminário para discutir sistema de transporte integrado na região metropolitana do Rio.

">
Categorias
Memória

Transporte aquaviário para integrar região metropolitana do Rio

Centro de Tecnologia realiza, nesta quarta-feira (24/3), seminário para discutir sistema de transporte integrado na região metropolitana do Rio.

O Salão Nobre da Decania do Centro de Tecnologia (no 2º andar do Bloco A do CT) abriga, nesta quarta-feira (24/3), o “Seminário sobre o Transporte Público Aquaviário”. O debate vai girar em torno de aperfeiçoamento da estrutura do sistema de transporte integrado na região metropolitana do Rio de Janeiro, levando em consideração a ligação pelo mar possível para vários municípios e a preparação para eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.  O evento é organizado pelo Departamento de Engenharia de Transportes (DET) da Escola Politécnica (Poli/UFRJ).

Após a apresentação de experiências fora do país e da situação atual do transporte aquaviário, uma mesa redonda será formada para discutir alternativas sobre como melhorar a mobilidade na cidade aproveitando características geográficas e naturais (baía, mar, rios, lagoas) na implantação de uma rede integrada de transporte público; quais os principais projetos e propostas existentes nas secretarias dos governos estadual e municipal e em que pé estão; como o sistema atual de transporte público aquaviário está inserido nos Planos Diretores de Transportes Metropolitano e Local, quais as propostas para curto (2013), médio (2016) e longo prazos (2020); e, o sistema de transporte público aquaviário está enquadrado nas propostas de melhorias compromissadas para a Copa 2014 e para as Olimpíadas 2016.

Segue a programação:

9h – Abertura do Evento – Prof. Giovani Ávila
9h15 – Prof. Heimann – Exemplo de Berlim
9h45 – Barcas – Exemplo do Rio de Janeiro – Rede Atual, Linhas, Frota, Oferta, Demanda, Plano Futuro
10h15 – Profa. Milena Bodmer – Aproveitamento Baía de Guanabara
11h45 – Mesa Redonda (Profs. Heimann, Giovani, Fialho, F. Lopes, Ivan, Milena, representantes de Barcas S/A e da francesa Michelin).