">Residência, desenvolvida em parceria entre a Prefeitura Universitária, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e empresa cimenteira, terá sistemas de aquecimento solar, coletor de óleo de cozinha e lixeiras para reciclagem.

UFRJ e Holcim apresentam modelo de casa popular sustentável

Através de uma parceria firmada entre a indústria cimenteira Holcim, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/RJ) e a Prefeitura Universitária (PU/UFRJ) foi lançado, nesta quarta (3/3), o “Minha Casa Holcim”, projeto de habitação popular desenvolvido sob as diretrizes  de construção sustentável. A casa modelo foi construída no Horto da Cidade Universitária e possui cerca de 45 m2. O valor estimado para a venda das casas, incluindo o material e a mão-de-obra, fica em torno de R$ 1.000 por m2, podendo variar em função da região e da customização do acabamento.

O projeto inova por trazer habitações de baixo custo aliadas à preocupação ambiental.  O novo modelo apresenta cinco sugestões de plantas, nas quais o morador terá como opção sistemas de aquecimento solar, de ventilação e de captação da águas pluviais para uso nas descargas do vaso sanitário, além de entradas de luz em grande quantidade, coletor de óleo de cozinha e lixeiras para reciclagem.

Além das diferentes possibilidades de plantas, o futuro morador poderá escolher ainda entre os modelos "básico", "plus" ou "acessibilidade", voltado para portadores de necessidades especiais. As casas foram projetadas prevendo a expansão horizontal do imóvel, em que a área construída passa de 45 m2 para 66 m2, em média.  Segundo o arquiteto Osvaldo de Souza, professor da FAU que participou do desenvolvimento do projeto, a ideia é, futuramente, ampliar o projeto para que a casa possa ser expandida verticalmente”, explica.

A estrutura da casa é feita a partir de blocos de concreto. De acordo com a arquiteta Alice Brasileiro, professora da FAU, que também participou da elaboração do projeto, “foram agregadas diferentes tecnologias já existentes no mercado para trazer mais eficiência na construção das casas, evitando o desperdício de materiais e reduzindo o tempo de  execução da obra”.

As casas estarão disponíveis nos estados da região sudeste e serão comercializadas em pontos de revenda credenciados pela Holcim.