Fórum de Ciência e Cultura debate, nesta quinta (04/03), projeto que visa à conservação ambiental das ilhas.

">Fórum de Ciência e Cultura debate, nesta quinta (04/03), projeto que visa à conservação ambiental das ilhas.

">
Categorias
Memória

Fórum debate proposta para tornar Ilhas Cagarras monumento natural

Fórum de Ciência e Cultura debate, nesta quinta (04/03), projeto que visa à conservação ambiental das ilhas.

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ) recebe hoje (04/03) membros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério da Pesca, da Marinha do Brasil e da Associação de Pescadores, entre outros. O objetivo do evento, que acontece no Salão Dourado a partir das 17h, é discutir a criação do monumento natural das Ilhas Cagarras, como forma de favorecer a conservação ambiental da região.

O arquipélago, que está localizado a cerca de 5km da Praia de Ipanema, sofre há muito tempo com a pesca predatória e o comportamento abusivo de visitantes que depredam a vegetação e jogam lixo nas ilhas. Desde os anos 80 já houve iniciativas por parte do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e, mais recentemente, em 2007, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de projetos de lei para criar uma unidade de conservação ambiental no local. Todos, porém, sem resultados efetivos.

Agora quem lidera a proposta é o ICMBio. O projeto prevê a proteção integral das áreas emersas das Ilhas Cagarras e ainda de uma zona de conservação no entorno, com extensão do Leme ao Pontal, onde são permitidas atividades humanas sujeitas a normas e restrições específicas.

O FCC/UFRJ fica na Avenida Pasteur, 250/2° andar – Praia Vermelha.