">O Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ promove, nos dias 18 e 19, o seminário "Conflitos de interesses na pesquisa científica: a relação universidade/indústria farmacêutica em foco".

Conflitos de interesses na pesquisa científica

Nos dias 18 e 19 de março, o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ promove o seminário "Conflitos de interesses na pesquisa científica: a relação universidade/indústria farmacêutica em foco". As atividades se iniciam na quinta-feira, às 14h. Logo em seguida, acontece a palestra "Conflitos de interesses na pesquisa científica", ministrada pelo professor Miguel Kottow, da Universidade do Chile.

Na mesma tarde, ainda será realizada a mesa-redonda "Conflito de interesses na pesquisa científica: como identificar e controlar".  Sexta-feira, às 9h, a professora Maria Luisa Pfeiffer, da Universidade de Buenos Aires, apresenta a palestra "Ciência e consciência. Que interesses se devem considerar?". E após a apresentação do resultado de pesquisas e a realização de um trabalho em grupo, à tarde, o seminário se encerra às 16h com a plenária "Construção de diretrizes para uma política de manejo de conflitos de interesse na universidade".

O encontro acontece no auditório do Instituto de Saúde Coletiva, localizado na Praça Jorge Machado Moreira, próximo à Prefeitura, na Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone (21) 2598-9274 ou pelo e-mail ppgbios2010@gmail.com.