ECO abre vagas para integrantes dos Pontos de Cultura

Há vagas para turmas de roteiro e redação de audiovisual, cinegrafia, fotografia, entre outras.

A Escola de Comunicação da UFRJ (ECO/UFRJ), junto com o Pontão da ECO, abre vagas para integrantes dos Pontos de Cultura e movimentos sociais nas seguintes disciplinas de graduação:

Linguagem Audiovisual I
Teoria e crítica do cinema. Diferentes linguagens cinematográficas. Gêneros do Cinema. Cinema e novas tecnologias. Vídeo-arte.

Roteiro e Redação de Audiovisual
O roteiro e os processos de produção audiovisual. Funções e usos do texto no audiovisual. O processo de criação e os elementos do roteiro. O drama. Formas de apresentação do roteiro. Diálogos e narração. Adaptação de obras literárias.

Cinegrafia
Características plásticas da iluminação e dos recursos técnicos de registro de imagens em movimento. Aspectos formais das imagens cinematográfica e videográfica. Segmentação da narrativa audiovisual. Análise estética da imagem. Decupagem.

Linguagem Gráfica
Uso de elementos gráficos, com características nos projetos de planejamento visual, layout, arte final, composição e seleção de tipologia. Estética da forma. Cores, medidas, aplicações. Comunicação Visual.

História da Fotografia. Teoria das cores. Luz e sombra. Usos da fotografia.

Gravação e Mixagem de Áudio
Tipos de microfones e sua utilização. Técnicas de gravação e mixagem de som. Operação em estúdio, operação em externa. Edição de som. Análise comparativa de gravações. O som no rádio, na televisão, no cinema, no teatro, no disco e no show ao vivo.

As aulas acontecem na Escola de Comunicação da UFRJ, de 22 de março a 24 de julho de 2010.

Para mais Informações, clique aqui.

Pontos de Cultura

O Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ — em implantação desde janeiro de 2009 — tem como base a Central de Produção Multimídia (CPM) da Escola de Comunicação da UFRJ, no campus da UFRJ na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro,  e está enquadrado como projeto de extensão certificado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ.

O objetivo é potencializar e apoiar técnica e conceitualmente a rede de pontos de cultura do Estado do Rio de Janeiro, bem como se articular com a rede nacional de Pontões de Cultura Digital proposta pelo Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MinC). Além dos cursos oferecidos durante o ano, o espaço mantém um laboratório, o Pontão Lab, aberto permanentemente à utilização e experimentação para pontos de cultura/grupos/coletivos culturais e movimentos sociais do Rio de Janeiro.

Os pontos de cultura são iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil, que firmaram convênio com o Ministério da Cultura (MinC), através de seleção por editais públicos. Eles são responsáveis por articular e impulsionar as ações que já existem nas comunidades, oferecendo cursos e atividades de inclusão social. Atualmente, existem mais de 650 pontos de cultura espalhados pelo país.