Coppe e Usiminas assinam acordo de cooperação tecnológica

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) e a Usiminas (Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A) vão assinar um acordo de cooperação científica e tecnológica nesta quinta-feira, dia 11 de fevereiro, no Centro de Tecnologia, na Cidade Universitária. O convênio será assinado pelo diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe/UFRJ, Segen Estefen, e pelo diretor de Pesquisa e Inovação da Usiminas, Darcton Policarpo Damião.

A assinatura desse acordo marca o início de um projeto de aproximação da Usiminas com a Coppe/UFRJ, que será consolidado com a implantação de um centro de pesquisa da empresa no Parque Tecnológico da Cidade Universitária.

A Usiminas vai investir R$ 28,9 milhões em pesquisa e inovação durante o ano de 2010, aumento de aproximadamente 50% em relação a 2009. Grande parte desse investimento será direcionada a estudos voltados ao desenvolvimento e fabricação de aços com maior valor agregado.

O primeiro projeto do convênio será um estudo voltado para a compreensão de características e fenômenos metalúrgicos que determinam as propriedades de aços para tubos. A intenção é possibilitar a melhor aplicação do produto siderúrgico no aquecido e crescente mercado de tecnologias voltadas para exploração de petróleo em alto-mar.