Bateria: o coração da escola de samba

Julio Cesar Farias, pesquisador do Núcleo de Estudos Carnavalescos do Projeto Avançado de Cultura Contemporânea (Pacc/UFRJ), vinculado à Faculdade de Letras, lança, nesta terça, dia 9, às 18h, no Centro Cultural Hombu, na Lapa, o livro Bateria: o coração da escola de samba.

A obra traz um inventário da bateria nos desfiles das escolas de samba, dos primórdios até os dias de hoje. Ilustrado com dezenas de fotos históricas, o livro faz um exame minucioso do quesito bateria e vem suprir uma lacuna na bibliografia carnavalesca. Entre os tópicos abordados estão: as origens do samba e do samba-enredo, a relação da música da bateria com religiões afro-brasileiras, os instrumentos musicais utilizados e suas características, a disposição das peças na formação da ala, o julgamento do quesito, os elementos constituintes e os vinculados à bateria, como os ritmistas e sua formação musical, diretores e mestres de bateria.

Júlio Cesar Farias é secretário-geral do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro e colaborador do Centro de Memórias do Carnaval da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), além de pesquisador e diretor-cultural do G.R.E.S. Unidos da Tijuca.

Bateria: o coração da escola de samba é o sétimo livro de Farias e conta com a apresentação do jornalista Sérgio Cabral e prefácio do sambista Martinho da Vila.

O Centro Cultutal do Hombu fica na Avenida Mém de Sá, 33, na Lapa.