">Em busca da notícia: memórias do Jornal do Brasil 1901, de Nilo Sérgio Gomes, analisa as transformações ocorridas no periódico ao longo do século XX.

Professor da ECO lança livro

No próximo dia 24, Nilo Sergio Gomes, jornalista,  pesquisador e professor recém-aprovado em concurso para a Escola de Comunicação da UFRJ (ECO/UFRJ), lança o livro Em busca da notícia: memórias do Jornal do Brasil 1901, pela Editora Multifoco.

De acordo com o autor, a publicação visa analisar a modernização do periódico no início do século XX, a transição de uma linguagem literária para algo que posteriormente seria denominado “linguagem jornalística”, além de compreender o jornal enquanto lugar de construção da memória.

O livro foi baseado na dissertação de mestrado do autor defendida na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), em 2006. A obra, sob domínio público, pode ser lida na internet.

O lançamento acontece às 19h, no Espaço Multifoco, que fica na Avenida Mem de Sá, 126, Lapa.