Categorias
Memória

Escola de Comunicação oferece seminário sobre Abstracionismo e Minimalismo

Seminário de pesquisa vai estudar a inter-relação entre artes plásticas, cinema, teatro e literatura.

O professor Denílson Lopes, da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO/UFRJ), oferece aos alunos de graduação, a partir de 22 de março, o seminário de pesquisa Abstracionismo e Minimalismo. O objetivo é estudar a inter-relação entre artes plásticas, cinema, teatro e literatura.

O curso, inspirado na disciplina optativa de graduação Comunicação e Artes 2, analisará poéticas marcadas pela contenção e pela rarefação de artistas de diferentes linguagens artísticas, como Rothko, Barnett Newman, Beckett, Handke, Duras, Bob Wilson, Bresson, Akerman e Antonioni.

O ponto de partida do seminário será o Abstracionismo e o Minimalismo. O primeiro busca suprimir a relação entre realidade e quadro. A arte minimalista, por sua vez, tem como característica  principal a utilização de formas simples e impessoais nas composições.

Os encontros acontecem das 13h às 16h30, no laboratório de TV e vídeo, no prédio da Central de  Produção Multimídia (CPM), em frente à Escola de Comunicação no campus da Praia Vermelha da UFRJ.  Para alunos interessados em bolsa de iniciação científica nesta área a assistência será obrigatória.