">Objetivo é formar profissionais qualificados para atuar em todos os segmentos da Indústria Naval.

Polo Náutico seleciona alunos para curso de qualificação

O Laboratório Polo Náutico da UFRJ está selecionando alunos para o Programa de Qualificação Profissional de Técnicos da Indústria Naval (Tec-Naval/UFRJ), com o objetivo de formar profissionais qualificados para atuar em todos os segmentos da Indústria Naval. O processo seletivo destina-se ao preenchimento de 15 vagas para a especialização em Madeira e Compósitos e 15 vagas para Aço e Alumínio. As inscrições, que são gratuitas, ficam abertas entre os dias 1º e 5 de fevereiro. Os interessados em participar do processo seletivo devem efetuar a inscrição pessoalmente no laboratório, prédio ao lado da Garagem da UFRJ e atrás da Reitoria.

No ato da inscrição, o candidato deve levar as cópias do histórico escolar,  CPF e a de um documento com foto. Como pré-requisito do processo seletivo, o candidato deve ter concluído o ensino médio até fevereiro de 2010.

A primeira fase do concurso é eliminatória e consiste em uma prova específica que será realizada no dia 6 de fevereiro. O candidato deverá levar lápis, régua, borracha e caneta (tinta preta ou azul). As questões da prova específica, que vale de 0 a 10 pontos, serão relativas a Matemática e Desenho Geométrico.  A redação, que vale de 0 a 10 pontos, será corrigida somente caso o candidato seja aprovado na prova específica.

O resultado da prova será divulgado no site do Pólo Náutico e no laboratório, no dia 10 de fevereiro, junto com local e hora da próxima etapa de seleção. Serão aprovados para a segunda fase aqueles com as 40 melhores notas na prova específica.

A segunda fase do processo seletivo será uma entrevista, que vale de 0 a 4 pontos, realizada entre os dias 24 a 25 de fevereiro. Através dela será feita uma análise sobre as possibilidades de o candidato concluir o curso e os interesses na área.

O resultado dos alunos selecionados será divulgado no dia 26 de fevereiro, a partir das 15h, na página do Pólo Náutico e no laboratório.

O Laboratório Polo Náutico/UFRJ fica na rua Mauricio Jopert da Silva s/n, na Cidade Universitária. O programa do curso está disponível na internet.