">Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, do Instituto de Física, assume o cargo nesta quarta, dia 27.

Professor do Instituto de Física assume presidência do CNPq

O professor Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, do Instituto de Física, assume o cargo de presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nesta quarta, dia 27. Carvalho Filho é professor titular da UFRJ e substitui o cientista Marco Antonio Zago, que presidiu a instituição por dois anos e meio.

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia de Ciência de Países em Desenvolvimento (TWAS) e secretário-geral da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, o docente tem, entre os títulos honoríficos, a Ordem Nacional do Mérito Científico nas categorias Grã-Cruz e Comendador.

Pós-doutor pelo Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, na Suíça, Carvalho Filho é especializado em Teorias Quânticas de Campos e suas aplicações, Teorias Quânticas de Campos a Temperatura Finita, Métodos Semiclássicos em Geral, Fotônica e Plasmônica.