Trajetória da professora do  Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs/UFRJ) será contada no programa Super-8 - Tamanho também é documento, no dia 1º de fevereiro.

">Trajetória da professora do  Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs/UFRJ) será contada no programa Super-8 - Tamanho também é documento, no dia 1º de fevereiro.

">
Categorias
Memória

Canal Brasil exibe programa sobre Jessie Jane

Trajetória da professora do  Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs/UFRJ) será contada no programa Super-8 – Tamanho também é documento, no dia 1º de fevereiro.

No dia 1º de fevereiro, o programa Super-8 – Tamanho também é documento, exibido no Canal Brasil, será dedicado a Jessie Jane, professora do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs/UFRJ). Jessie foi mantida no presídio Talavera Bruce, em Bangu-RJ, durante o regime militar. Com a filha e o marido, Jessie é mostrada em um raro documentário, filmado em bitola super-8, feito clandestinamente em sua cela. O programa será exibido às 0h de segunda para terça, e reprisado na madrugada do dia 5, sexta, às 4h30.

Jessie Jane Vieira de Souza foi militante da Ação Libertadora Nacional (ALN) junto com o marido, Colombo Vieira de Souza. Ambos foram presos no dia 1º de julho de 1970, quando sequestraram o avião Caravelle PP-PDX, da extinta companhia aérea Cruzeiro do Sul, no Rio de Janeiro. O casal permaneceu nove anos no Presídio Talavera Bruce e no Instituto Penal Cândido Mendes (Presídio da Ilha Grande).

Jessie possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em História Social pela UFRJ. A docente é ainda membro do corpo editorial da Revista Ágora e do corpo editorial da Revista da Anistia Política no Brasil.

No próximo dia 26, Jessie Jane passará o cargo de diretora do Ifcs a Marco Antônio Gonçalves, cadeira que ocupa desde janeiro de 2006. Além deste posto, Jessie já foi chefe do Departamento de História do Ifcs, participou do projeto “Batalhas pelas ideias: os intelectuais latino-americanos e a Revista da Casa de Las Américas” e participou de bancas examinadoras para ingresso em mestrado.

De 1999 a 2002, a docente exerceu o posto de diretora do Arquivo Público do Rio de Janeiro. Como pesquisadora, publicou oito artigos para periódicos, escreveu dois livros, além de dez textos para jornais e revistas e o mesmo número de trabalhos para congressos. Entre as disciplinas em que é especialista, constam História Moderna e Contemporânea, tendo estudado principalmente temas como Estado, Igreja Católica, Catolicismo Social, Religião, Sindicatos e Trabalho.

Super-8

O programa exibido desde o dia 4 de janeiro, no Canal Brasil, mostra imagens raras e inéditas de filmes gravados em super -8, formato cinematográfico que surgiu em meados dos anos 60 e inspirou cineastas como Quentin Tarantino, Roman Polanski e Pedro Almodovar.