">Professores da universidade participam da realização de 22 minicursos, além de palestras, oficinas e passeios ecológicos.

Verão com a Ciência em Macaé

De 11 de Janeiro a 12 de fevereiro, acontece, na Cidade Universitária da UFRJ, em Macaé, o primeiro “Verão com Ciência”. Cerca de 50 professores da universidade, em sua maioria doutores em diferentes áreas, participam da realização de 22 minicursos, além de palestras, oficinas e passeios ecológicos. A universidade emitirá certificado pela participação nos cursos, que serão gratuitos e abertos à comunidade.

As inscrições já estão abertas – no Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP) da Secretaria de Educação, localizado no terceiro andar do prédio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na Cidade Universitária, Linha Verde – e se estendem até 8 de janeiro.

Os minicursos terão carga horária média de 20 horas, divididos em uma aula por semana, de 4 horas a 5 horas. Entre os temas abordados estão: “Segurança no Trabalho”; “Prevenção contra Acidentes”; “Cosméticos e Estética”; “Artesanato”; “Teatro e Ciências”; “Musiciência”; “Matemática para Concurso”; “Informática básica para a Melhor Idade”; “Design e Animação de Estruturas Químicas e Biológicas”; “Uso de Fitoterápicos”; “Saúde da Mulher”; “Saúde Infantil”; “Saúde do Idoso”; “Prevenção do AVC”; “Multimídia para Química”; “Tratamento de Resíduos Sólidos”; “Contos Científicos”; “Ecologia e História da Macaé e Região”; “Inovação no Ensino de Ciências”; “Experimentação no Ensino de Ciências”; “Literatura Infantil: construção da linguagem e consciência de mundo” e “Promoção da Alimentação Saudável”.

Para a prefeita em exercício, Marilena Garcia, a proposta da UFRJ atende à demanda de toda a população do município. “Macaé e região se tornarão um polo de desenvolvimento impulsionado pelo conhecimento”, ressaltou.

O presidente do Colegiado Provisório do Campus Macaé-UFRJ, Francisco Esteves, ratificou as propostas de ensino, pesquisa e extensão. “Além de ensino de qualidade, a universidade está preocupada em gerar pesquisas voltadas para os problemas da comunidade de Macaé para que possamos interferir, através de nossos resultados, em políticas públicas que culminem na melhoria da qualidade de vida da população de nossa região”, disse.

Esteves destacou ainda a intenção de trocar experiências e saberes com a comunidade e reforçou que o conhecimento produzido pela sociedade só terá sentido ser for útil à população. “Queremos uma universidade de portas abertas”, completou. Por isso, o lema deste “Verão com Ciência” será “Universidade e Sociedade compartilhando saberes”.

A programação diária foi integrada de forma a atender os interesses de segmentos específicos. Assim, os minicursos votados para a terceira idade, por exemplo, serão no mesmo dia e virão seguidos de um evento voltado para esse público.

A certificação pela UFRJ pode vir a contribuir para diversos fins, como concursos públicos, promoção de carreira, entre outros. Os minicursos, oficinas e palestras acontecerão na Cidade Universitária e no Nupem/UFRJ. É esperado um público de 500 pessoas.

A abertura do evento será no auditório da Cidade Universitária, às 14h, do dia 11 de janeiro, com a palestra “Pensando o Campus UFRJ/Macaé”, do professor Francisco Esteves.

Mais informações pelo telefone: 2796-2529, pelo e-mail Cristeixeira@Ufrj.Br, ou no site da Funemac.

Fonte: Comunicação Social – Prefeitura de Macaé