Ética e as relações em sociedade expostas na UFRJ

Em palestra no Salão Nobre da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ , nessa quarta-feira (9/12), a secretária da Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec) Márcia Coelho de Oliveira expôs para diversos funcionários da universidade os conceitos de ética e a busca das virtudes para a melhor vida em sociedade.

O evento foi realizado pelo Programa Social de Integração Humana (PSIhU/Coppe), que visa minimizar o sedentarismo, ampliar a conscientização dos direitos e deveres dos trabalhadores, estimular situações de reflexão e ampliar o conhecimento do funcionário. Márcia Coelho de Oliveira usou conceitos de filósofos como Platão, Sócrates, Kant e Nietzsche em exemplos do dia a dia para ilustrar a exposição sobre ética e formação da postura e dos relacionamentos interpessoais.

A palestrante ressaltou que todos têm direito de escolha, mas é ideal frear o desejo pessoal para analisar o que pode ser melhor para o coletivo e evitar prejudicar o outro.  “A ética é a educação da vontade pela razão para a vida justa e feliz”, definiu Márcia Oliveira.

Também é importante lembrar, segundo a palestrante, que é preciso que cada pessoa autoavalie a própria conduta, encontrando um meio-termo entre os excessos e as carências na vida, sendo sempre prudente nas ações. Para ela, “o desafio da vida é manter-se fiel a si mesmo, apesar das influências externas”, e dessa forma manter a integridade de cada um e evoluir como sujeitos éticos. Para isso, devemos escolher com sabedoria entre os valores de certo e errado.