Mesa-redonda discute violência no Rio

Segundo dados colhidos pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), pelo menos 5.717 pessoas foram assassinadas no Rio de Janeiro em 2008. Trata-se de uma taxa de 35 homicídios para cada 100 mil habitantes da cidade.

A questão, que preocupa estudiosos, autoridades e cidadãos, será debatida na próxima segunda-feira (9/12) na mesa-redonda Desigualdades Sociais, Território e Violência. A data não foi escolhida ao acaso: é a véspera do Dia Internacional dos Direitos Humanos. O evento começa às 14 horas e será realizado no auditório Manuel Maurício de Albuquerque, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus da UFRJ na Praia Vermelha.

Os debates contam com a participação de Mariléia Venâncio Porfírio, diretora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH), da professora Patrícia Rivero, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de Luiz Antônio Machado da Silva, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ/UCAM), e do deputado estadual Marcelo Freixo. Será ainda exibido o documentário Território e Violência, um trabalho de Patrícia Rivero e Rute Imanishi Rodrigues.

Para mais informações confira o flyer no site: