Professores da UFRJ participam da programação do evento que começa nesta quarta, no Centro Cultural Banco do Brasil.

">Professores da UFRJ participam da programação do evento que começa nesta quarta, no Centro Cultural Banco do Brasil.

">
Categorias
Memória

Professores da UFRJ participam de debate sobre 50 anos do Neoconcretismo

Professores da UFRJ participam da programação do evento que começa nesta quarta, no Centro Cultural Banco do Brasil.

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) sediará, nos próximos dias 2, 9 e 16 de dezembro, o seminário “Marginais-Heróis: 50 anos do Manifesto Neoconcreto”. O evento comemora os 50 anos do Neoconcretismo no Brasil, que nasce a partir da publicação do Manifesto Neoconcreto, no Jornal do Brasil, e da abertura da 1ª Exposição de Arte Neoconcreta, no Museu de Arte Moderna (MAM/RJ), em 22 de março de 1959.

A abertura será no dia 2, às 17h30, com a projeção do vídeo “Neoconcretos”, de Kátia Maciel, professora da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, seguida de debate com o poeta Ferreira Gullar e Fernando Cocchiarale, curador do MAM. No dia 9, o professor Paulo Venâncio Filho, da Escola de Belas Artes, participará da mesa “Neoconcretismo: do conceito ao movimento”.

O seminário é aberto ao público e haverá distribuição de senhas uma hora antes do início dos debates, que serão realizados no Teatro II do CCBB. A capacidade do teatro é de 155 lugares. Mais informações estão disponíveis no blog Marginais no site do CCBB.