Seminário debate a cultura popular na universidade

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ realizou, nos dias 24 e 25 de novembro, o I Seminário de Consolidação da Ação Cultura Popular na Universidade, como parte do projeto Cultura Popular na UFRJ. O debate girou em torno da importância da pesquisa na universidade e do diálogo entre corpo docente, discente e comunidade.

A abertura do evento contou com a presença de Sérgio Mamberti, ator, dramaturgo e presidente da FUNARJ (Fundação Nacional das Artes), e Humberto Araujo, subsecretário de Democratização e Difusão Cultural no Rio de Janeiro, representante de Jandira Feghali, secretária municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

No segundo dia do evento, o discurso dos músicos MC Leonardo e Renegado, ambos convidados, foi sobre a  importância da música como agente transformador dos indivíduos e a necessidade de  reconhecimento público e  atuação efetiva sobre os movimentos de cultura popular.

O projeto Cultura Popular na UFRJ é fruto de uma parceria entre os alunos de Economia e o Fórum de Ciência e Cultura, a fim de promover o elo entre a academia e a cultura popular. Desde 2003 o projeto vem mapeando os trabalhos de pesquisa e extensão sobre a área na universidade.