Representantes do Ministério do Esporte visitam a UFRJ

Ao lado do reitor Aloisio Teixeira e de representantes da Agência Mundial Antidopping, dirigentes visitaram as instalações de laboratórios da universidade.

Foi realizada nesta quinta, dia 26, uma reunião entre o reitor Aloisio Teixeira e representantes do Ministério do Esporte e da Agência Mundial Antidoping (WADA, sigla em inglês). O encontro serviu para uma análise do Laboratório de Apoio e Desenvolvimento Tecnológico (Ladetec), vinculado ao Instituto de Química (IQ) da UFRJ, único do país homologado e certificado pela entidade internacional. Também participaram da reunião o prefeito da UFRJ, Hélio de Mattos Alves; a diretora do Instituto de Química, Cássia Turci; a decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), Angela Rocha; e Francisco Radler, coordenador-geral do laboratório.

Durante a reunião, os representantes da Agência Mundial Antidoping afirmaram que o ponto central do encontro era não apenas auxiliar a construção de um novo laboratório, mas também discutir a melhoria do atual. Diego Torres Villegas, diretor do Escritório Regional para a América Latina, avaliou como positiva a capacidade térmica do Ladetec. No entanto, alertou que o tempo que os materiais ficam armazenados no local está fora dos padrões de referência.

O dirigente acrescentou ainda a necessidade de fomentar parcerias com outras entidades governamentais para efetuar as melhorias. Sobre esta questão, Ricardo Leyser, diretor de Programa da Secretaria-Executiva do Ministério do Esporte, não negou que o laboratório enfrentará diversos desafios e que necessita de melhorias. Mas assegurou, entretanto, que há a intenção de realizar um convênio entre o Ministério do Esporte e a UFRJ. Leyser acrescentou ainda que serão disponibilizados recursos da ordem de R$ 10 milhões para a construção de um novo laboratório e mais R$ 2 milhões para a aquisição de materiais. Com isso, o objetivo é equipar a instalação para fazer dela uma referência para todo o continente sul-americano.

O reitor reiterou a importância do Ladetec para a UFRJ, por tornar possível um desenvolvimento científico-tecnológico ainda maior. “Vejo este processo com grande otimismo. Não é importante apenas para a universidade, mas para todo o Brasil. Esperamos que, após esses importantes eventos a serem realizados no Rio de Janeiro, o país mude no cenário mundial. Não apenas nos esportes, mas a partir das estruturas que ficarão”, concluiu.

Após a reunião com o reitor, os representantes visitaram as instalações dos laboratórios, no Centro de Tecnologia (CT). O encontro terminou com uma reunião a portas fechadas, para uma avaliação técnica da visita.