"II Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural” e “V Encontro de Interrogação – Formas de Fingir: a Criação do Escritor Brasileiro Contemporâneo” acontecem nesta terça e quarta, na Praia Vermelha.

">"II Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural” e “V Encontro de Interrogação – Formas de Fingir: a Criação do Escritor Brasileiro Contemporâneo” acontecem nesta terça e quarta, na Praia Vermelha.

">
Categorias
Memória

Literatura brasileira é destaque em evento do Fórum de Ciência e Cultura

"II Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural” e “V Encontro de Interrogação – Formas de Fingir: a Criação do Escritor Brasileiro Contemporâneo” acontecem nesta terça e quarta, na Praia Vermelha.

Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ realizará, nos dias 1º e 2 de dezembro, no Salão Dourado, o “II Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural” e o “V Encontro de Interrogação – Formas de Fingir: a Criação do Escritor Brasileiro Contemporâneo”. Com enfoque na literatura brasileira, ambos os eventos são realizados em parceria com o Itaú Cultural e discutirão a produção contemporânea nacional em vários aspectos, com a presença de especialistas nacionais e internacionais.

Com palestras na parte da manhã, sempre a partir das 9h30, o “Conexões Itaú Cultural” debaterá as dificuldades práticas enfrentadas pelos estudiosos da produção literária brasileira recente, o papel fundamental das revistas desse gênero, além da importância da tradução na difusão do mercado editorial brasileiro. A função dos autores e dos editores também terá destaque. A ação conjunta desses agentes possibilita que seus produtos cheguem às mãos dos destinatários finais, os leitores.

Já o “Encontro de Interrogação”, que terá início às 15h30, abordará questões relativas à criação dos escritores modernos, como a história de vida pessoal, o valor testemunhal, o esforço do esquecimento biográfico e o flerte com uma literatura confessional. Os temas serão debatidos por palestrantes, profissionais e professores da área de Comunicação e Produção Editorial, vindos de países como França, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Itália e Portugal.

Representando o Brasil, estarão presentes  pesquisadores e docentes da UFRJ – Heloísa Buarque de Holanda, Marco Lucchesi, Beatriz Resende e Paulo Pires –, além de poetas, dramaturgos, escritores e outros acadêmicos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e  Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A entrada é franca, mas quem quiser pode acompanhar a transmissão ao vivo dos debates pelo site do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (www.forum.ufrj.br). Confira abaixo a programação completa das palestras nos dois dias:

1º de dezembro (terça-feira)

II Conexões Itaú Cultural

9h30 – Pesquisar a Literatura Brasileira Contemporânea – Padecer no Paraíso?

11h30 – Traduzindo o Brasil – Limites e Possibilidades

V Encontros de Interrogação

15h30 – Criação poética e ficção da inspiração ou O poeta fingidor de Fernando Pessoa é um artífice que, como queria Valéry, transforma o leitor em inspirado?

17h30 – Criação e crítica literária ou Existe literatura sem reflexão sobre os processos criativos consagrados pela tradição e pela tradição da ruptura?

19h30 – Criação e confissão ou Como a ficção transtorna a noção de documento, de registro biográfico e da própria história da literatura?

2 de dezembro (quarta-feira)

II Conexões Itaú Cultural

9h30 – Descobrindo o Brasil – Revistas

11h30 – As Leituras da Literatura Brasileira no Exterior

V Encontros de Interrogação

15h30 – Criação e narrativa ou Como o enredo ficcional parte da experiência pessoal sem deixar de se afirmar como ficção?

17h30 – Criação e edição ou A intervenção do editor sobre o manuscrito altera o estatuto do autor?

19h30 – Criação, leitura e autoria ou Como o escritor identifica tendências e problemas com os quais sintoniza sua literatura?