Instituto de Microbiologia recebe alunos do ensino fundamental

O Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes (IMPPG) abriu as portas nesta quarta-feira (18/11) para estudantes do ensino fundamental conhecerem melhor o que se aprende e pesquisa na unidade da UFRJ. É o projeto “Hoje a Nossa Escola é a Universidade”. As crianças da Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora, de Niterói, passaram o dia participando de atividades práticas e teóricas com temática relacionada à microbiologia, como palestras, atividades científicas e exposição de ciências.

Segundo a professora de microbiologia geral Eliana Barreto Bergter, com o projeto os alunos aprendem a importância dos microrganismos na vida cotidiana e como eles são usados na produção de biocombustíveis e demais fontes de energia alternativas. “Ao final do evento os alunos recebem um ‘diplominha’ de participação e respondem a um questionário para que possamos avaliar a eficácia do evento. Através das respostas poderemos ver se eles prestaram atenção, se gostaram”, contou a microbiologista.

Mylenna da Silva Ferreira, 11 anos, e Jasmine Marcos da Costa, 12 anos, ambas estudantes da 4ª série, encantaram-se com o evento e acharam a palestra da professora Eliana Barreto muito clara. Para Mylenna foi uma experiência “muito legal”, enquanto a segunda já fazia planos para cursar Medicina no futuro.