">Foram entregues os prêmios para os melhores trabalhos da XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural e do 6º Congresso de Extensão da UFRJ.

Premiação dos melhores trabalhos de Iniciação Científica e Extensão

As pró-reitorias de extensão e de pós-graduação e pesquisa entregaram os prêmios aos melhores trabalhos apresentados na XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural e no 6º Congresso de Extensão da UFRJ. Realizada na última sexta, dia 13, no Auditório Roxinho, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), a cerimônia marcou o encerramento da atividade em 2009.

Os membros da mesa, composta por representantes da Pró-reitoria de Extensão, da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e da Fundação Universitária José Bonifácio (Fujb), destacaram a grande qualidade dos trabalhos apresentados pelos alunos.

Apenas um trabalho de cada um dos seis centros acadêmicos da UFRJ é premiado na jornada, enquanto outras pesquisas relevantes recebem menções honrosas. O Congresso de Extensão divide os projetos em oito áreas temáticas e premia um de cada eixo. Os vencedores recebem  passagem e ajuda de custo para apresentarem os trabalhos em congressos nacionais realizados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os alunos premiados com menções honrosas receberam certificados,sendo convidados a inscrever os projetos em congressos nacionais. A pró-reitora de extensão, professora Laura Tavares Ribeiro Soares, aproveitou para incentivar a pesquisa científica e a integração com a área de extensão.
A cerimônia foi encerrada com a apresentação musical de dois alunos da Escola de Música da UFRJ, Glauber Domingos, no teclado, e Marina Pacheco, na flauta.

Premiados da XXXI Jornada de Iniciação Científica da UFRJ:

Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE)
Autora: Eleonora Kira Valdez de Moura, com o trabalho “Constituição e trabalho: um exame sobre as ações diretas de inconstitucionalidade propostas perante o Supremo Tribunal Federal que versam sobre os direitos do trabalho”. Orientadoras: Cristiane de Oliveira Igreja e Sayonara Grillo Coutinho

Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)
Autora: Erika Antonio de Souza, com o trabalho “Ausência de relação entre a magnitude absoluta e componente de velocidade vertical para aglomerados globulares”. Orientador: Helio Jaques Rocha Pinto

Centro de Ciências da Saúde (CCS)
Autores: Diogo Kubrusly de Freitas, Igor da Fonseca Rangel, João Paulo A. C. de Albuquerque e Ruy Andrade Louzada Neto, com o trabalho “Secreção do hormônio do crescimento (GH) induzida pelo exercício em ratas Winstar”. Orientadores: Daniele Leão Ignácio, Denise Pires de Carvalho e João Pedro Saar Werneck de Castro

Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)
Autores: Felipe de Carvalho Borges da Fonseca e Mariah Queiroz Costa e Silva, com o trabalho “Álcool e risco – a construção casual da individualização de responsabilidade”. Orientador: Paulo Roberto Gibaldi Vaz

Centro de Letras e Artes (CLA)
Autor: Marcelo Andrade Lopes de Melo, com o trabalho “Desenvolvendo novos padrões fonológicos na comunidade de fala”. Orientadora: Christina Abreu Gomes

Centro de Tecnologia (CT)
Autora: Dayana Sant’Anna Lole, com o trabalho “Sistema para detecção objetiva da resposta evocada somatossensitiva utilizando software multiplataforma”. Orientadores: Antonio Fernando Catelli Infantosi e Danilo Barbosa Melges

Fórum de Ciência e Cultura (FCC)
Autor: Thiago Rodrigues Simões, com o trabalho “Análise de dois exemplares Ichthyosauria (Reptilia) do jurássico da Europa”. Orientadores: Alexandre Wilhelm Armin Kellner e Taissa Rodrigues Marques da Silva.