Martin Rejtman é o homenageado do mês no Fórum na Tela

No mês de novembro, a mostra Fórum na Tela, organizada pelo Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, exibe quatro filmes do cineasta argentino Martin Rejtman, considerado por muitos um dos principais diretores responsáveis pelo Novo Cinema Argentino, na década de 1990. Entre os dias 9 e 12, com organização do professor da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ Denílson Lopes, serão apresentados os filmes Rapado, Los Guantes Mágicos, Copacabana e Silvia Prieto. O evento começará às 19 horas, no Salão Moniz de Aragão do FCC.

Característica comum em toda a filmografia de Rejtman, o acompanhamento da juventude retratada em suas obras discute a falta de perspectivas dos adolescentes em meio à crise na Argentina. O cineasta também é conhecido por suas usuais sequências de longa duração, pela representação cotidiana, pelos minimalismos estéticos e pela economia de falas.

No dia 12, após a exibição de Silvia Prieto, tido como melhor filme do diretor – indicado inclusive aos festivais de Berlim e Sundance -, haverá um debate com a professora do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, a argentina Diana Kingler. A entrada para o evento é franca.