Palestras e atividades interativas serão realizadas em evento que contará com a presença de filósofos, estudantes, artistas e educadores.

">Palestras e atividades interativas serão realizadas em evento que contará com a presença de filósofos, estudantes, artistas e educadores.

">
Categorias
Memória

Comemoração do Dia Mundial da Filosofia

Palestras e atividades interativas serão realizadas em evento que contará com a presença de filósofos, estudantes, artistas e educadores.

A segunda edição do Dia Mundial da Filosofia será comemorado nesta quinta, dia 19, na Casa da Ciência da UFRJ. O evento conta com a presença de filósofos, estudantes, artistas, educadores e todo o público interessado em adentrar o universo da Filosofia. Serão realizadas palestras e atividades interativas com o público.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2002, e vem sendo celebrada em diversos países como Marrocos, Turquia, México, Chile, Bélgica, Canadá, Colômbia e Cuba, entre outros. Na UFRJ, o evento será organizado por estudantes e professores, com o patrocínio do Banco do Brasil e a cooperação da Unesco, além do auxílio de diversos colaboradores e parceiros da Filosofia.
O objetivo da comemoração é sensibilizar o público para as questões da atualidade em perspectiva filosófica, refletindo sobre o impacto positivo do conhecimento na emergência de novos paradigmas. O projeto pretende ainda colaborar com iniciativas consonantes e ser um canal aberto entre a Filosofia e todos aqueles que buscam nela o conhecimento para a vida.

O encontro abre um ciclo de diálogos com o tema “Novas Perspectivas Filosóficas para o Brasil”. Além disso, será disponibilizado um Espaço Multimídia de Filosofia, onde o público poderá assistir a vídeos e experimentar áudios com trechos de textos e biografias de vários filósofos. Também serão expostos cartazes cedidos pela Unesco, uma montagem da linha cronológica da Filosofia e transmissão ao vivo das atividades do auditório.

A comemoração será realizada de 9h30 às 18h. A Casa da Ciência da UFRJ fica na Rua Lauro Muller, 3, Botafogo.

Programação

Auditório

Ciclo de diálogos: “Novas Perspectivas Filosóficas para o Brasil”
Mesa I – Coordenador: Profº André Martins
Mediador: Conrado Cavalcante
09:30 às 12:00 –
Alexandre Mendonça (UFRJ), Filipe Ceppas (UFRJ) e Rafael Haddock Lobo (UFRJ)
 

Mesa II – Coordenador e mediador: Gabriel Cid
13:30 às 16:00 – Guilherme Castelo Branco (UFRJ), Jorge Vasconcellos (UGF) e Walter Kohan (UERJ)

Salão de Exposições

Espaço Multimídia de Filosofia

Painel expositivo de áudios e vídeos

Transmissão simultânea dos diálogos ocorridos no auditório

Transmissão do evento ao vivo pela internet

Exposição de Cartazes cedidos pela UNESCO

Montagem de uma linha cronológica da Filosofia com imagens impressas

De 10:00 às 18:00 – Visitação