“I Colóquio Internacional Richard Rorty, Filosofia como Política Cultural” acontece de 20 a 23 de outubro, no auditório do CFCH.

">“I Colóquio Internacional Richard Rorty, Filosofia como Política Cultural” acontece de 20 a 23 de outubro, no auditório do CFCH.

">
Categorias
Memória

Palestra debate o pensamento de Richard Rorty

“I Colóquio Internacional Richard Rorty, Filosofia como Política Cultural” acontece de 20 a 23 de outubro, no auditório do CFCH.

“A linguagem não é uma imagem do real”: a frase resume apenas um dos pensamentos do filósofo estadunidense a quem se dedicará  o  “I Colóquio Internacional Richard Rorty, Filosofia como Política Cultural”. O evento acontece do dia 20 a 23 de outubro,  no auditório  Manoel Maurício, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, campus da Praia Vermelha da UFRJ. 
 
Richard Rorty  nasceu em 1931 e faleceu  em junho de 2007. Sua principal obra é "Filosofia e o Espelho da Natureza" (1979). O evento, organizado pela filósofa Susana de Castro, professora da Faculdade de Educação da UFRJ e coordenadora do GT-Pragmatismo da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF), apresentará a "revolução rortiana", que colocou para o mundo a ideia de que, "se pudermos ser criativos na nossa conversação, temos chances de conseguirmos, num futuro não muito distante, uma sociedade com `versões melhoradas de nós mesmos`".
 
Programação
 
Dia 20 de outubro
15h: Entrega do material e credenciamento dos participantes
17h: Abertura do colóquio
Conferência de abertura: Alan Malachowski (University of East Anglia): "Making a difference in cultural politics: Rorty`s Interventions".
Coquetel de lançamento da tradução do livro Filosofia como política cultural, pela Martins Fontes.
 
21 de outubro

Manhã: Comunicações
Tarde:
14h: mesa com membros do GT: "Questões éticas contemporâneas"
16h: Conferências:
Michel Peters (University of Illinois at Urbana-Champaign): Rorty`s Edification and the Limits of Philosophy-as-conversation"
Luiz Eduardo Soares (UCAM): "Rorty After Hour". Chirstopher Voparil (Union Institute & University): "Rortyan Intercultural Dialogue and the Problem of Speaking for Other".
 
22 de outubro

Manhã: Comunicações
Tarde:
14h: mesa com membros do GT: "Pragmatismo clássico e o neopragmatismo"
16h: Conferências:
Alan Malachowski: "Always Transitional: New Pragmatists and Public Policy"
Kanavillil Rajagopalan (Unicamp): "O recrudescimento de fundamentalismo no mundo e as lições de Richard Rorty".
Paulo Ghiraldelli Jr. (CEFA): "Richard Rorty, mais que o avesso do avesso do avesso".
 
Dia 23 de outubro

Manhã: Comunicações
Tarde:
14h: mesa com membros do GT: "Cultura literária, virada linguística e ilustração"
16h: Conferências:
Charles Guignon (University of South Florida): "Richard Rorty and the Philosophical Life" .
Reuber Scofano (UFRJ): "Rorty, Paulo Freire e Rubem Alves : Convergências em Educação".
Gabriel Palumbo (Universidade de Buenos Aires): “Ter atitude pragmática na Argentina ou como viver prazerosamente nas margens da filosofia e da política".