Projeto Brincante busca levar alegria à crianças com Câncer

A Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro promove o “II Encontro de Psicomotricidade da EEFD-UFRJ: olhares sobre o brincar”. O evento, realizado pelo Departamento de Corridas da EEFD, aconteceu durante todo o dia desta sexta feira (23/10).

O encontro contou com a apresentação do Projeto Brincante, que assiste a crianças na sala de espera dos ambulatórios e na quimioteca do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) tendo por metodologia a psicomotricidade, no Auditório Paulo Rocco (Quinhentão), localizado no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ.

O projeto, que tem a coordenação da doutora Ruth Helena Pinto, professora da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ, busca verificar os melhores recursos orientados pela psicomotricidade, que contribuam para minimizar as tensões geradas no ambiente hospitalar, enquanto a criança aguarda pelo atendimento médico, além de tentar atenuar dor psíquica da criança em tratamento e verificar quais os melhores recursos que o brincar oferece para diminuir tais tensões.

A doutora Ruth iniciou sua fala apresentando e agradecendo aos colaboradores do projeto (estudantes, médicos e professores). Ela explicou que a ideia do Projeto Brincante surgiu em 2005, mas que só começou a ser posto em prática em 2006, já que foi preciso um ano de estudo e preparação para desenvolvê-lo.

Atualmente o projeto conta com oficinas temáticas para atender as crianças, entre 1 e 14 anos, que estão na sala de espera do IPPMG. As oficinas se dividem em Movimento, Dramatização, Jogos e Artes Plásticas. Na sala de quimioterapia, chamada de Aquário Carioca, são oferecidas as Bandejas Brincante, criadas para o projeto, para facilitar o brincar da criança, que está impossibilitada de se locomover. A Bandeja consiste em uma lousa que permite à criança brincar de escrever, desenhar e mexer com imãs. Todos os equipamentos utilizados no projeto são selecionados previamente para atender as necessidades dos pacientes.

Para ilustrar de maneira mais eficaz foi mostrado um vídeo desenvolvido pelos participantes do Projeto que mostra depoimentos dos envolvidos eu um pouco do dia a dia com as crianças. Participam do Projeto alunos bolsistas, ou não, da UFRJ e as professoras Márcia Fajardo de Faria , Marta Ballesteiro Pereira Tomaz   e Vanessa Cunha Magman.Para mais informações ligar para UFRJ – EEFD – Projeto Brincante 2562-6809 ou acessar o site www.eefd.ufrj.br/brincante/brincante.