O Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho abre suas portas

Dando início à VIII Conferência Carlos Chagas Filho e à Semana Científica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), ocorreu nesta segunda-feira (19/10) a palestra de abertura, ministrada por Paulo Mascarello Bisch, coordenador e professor do curso de Ciências Biológicas da UFRJ.

Repetindo a grande novidade da conferência do ano passado, a palestra contou com a presença de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro. Eles tiveram a oportunidade de conhecer, de maneira mais profunda, o curso de Biofísica, que terá sua primeira turma formada este ano.

“A pesquisa científica e ensino devem estar sempre juntos”, disse Paulo Bisch. Este é o lema do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e que foi falado aos alunos diversas vezes. A frase do Dr. Carlos Chagas Filho "Na universidade se ensina porque se pesquisa…" sempre foi tratada pelo Instituto com muita seriedade. A meta do IBCCF é manter a excelência na qualidade do ensino, através de um corpo docente altamente qualificado.

O curso de Ciências Biológicas (Biofísica) possui um caráter pioneiro e inovador, que permite que o aluno tenha formação teórica extensa e rigorosa, mas também formação prática que o qualifique e deixe preparado para os grandes desafios tecnológicos, na área biológica.

Segundo Paulo Bisch, a criação do curso se deve ao rápido avanço do conhecimento em Ciências Biológicas, que possibilita projetos em larga escala, tais como os de sequenciamento genômico e de identificação de proteínas, as possibilidades de manipulação genética e o avanço das técnicas experimentais de estudo. Para enfrentar esses novos desafios é que se faz necessário uma formação que inclua conceitos e ferramentas de áreas exatas, como o curso de Ciências Biológicas, ainda pouco enfatizado nos cursos tradicionais.

A Semana Científica do IBCCF segue até dia 21 de outubro, com visitas guiadas aos laboratórios e museus do Instituto, para alunos do ensino fundamental e médio.