Cerimonial promove encontro de universidades no Rio

O dia 21/10 foi um importante passo para o direcionamento das universidades de todo o Brasil. Pelo menos essa era a ideia do Fórum dos Organizadores de Cerimônias Universitárias e Acadêmicas das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (Forcies), responsável pelo terceiro encontro Consolidando o Forcies, realizado nos salões Dourado, Muniz de Aragão e Pedro Calmon da UFRJ, na Praia Vermelha. O objetivo central era a rediscussão dos encaminhamentos do ensino superior no país.

Gilberto Selber, o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), ofereceu uma série de propostas a serem desenvolvidas para o futuro. Dentre vários itens enumerados, realçou a importância de promover a integração de todas as universidades do país. Não apenas dentro da própria esfera de atuação, ressalta Selber, mas também de estaduais para federais, de públicas para privadas, e vice-versa. Ele compara o sistema brasileiro com os europeus e diz que ainda há muito para melhorar. “Aqui as universidades são estanques. Não se consegue intercambiar professores nem alunos com facilidade”, afirma.

Muitas propostas foram apresentadas. O aperfeiçoamento do modelo do Enem, a instituição da carreira docente, os investimentos mais efetivos para a criação e melhoramento de cobertura das TVs Universitárias, o estágio estruturado, expansão do ensino técnico e tecnológico e dos hospitais universitários e a reafirmação da importância da autonomia universitária foram apenas alguns dos pontos refletidos.

A importância do evento estava em garantir maior mobilização da inteligência universitária, de modo a tornar as instituições de ensino superior, mais do que nunca, polos de inteligência, pesquisa e cidadania.