Categorias
Memória

Guitarra de Pepeu embala o Roxinho

Ex-Novos Baianos animou os presentes ao Centro Cultural Horácio Macedo, nesta quinta, dia 15.

 O som da guitarra do baiano Pepeu Gomes, que mistura vários ritmos que vão do rock ao choro, ecoou no auditório do Roxinho, nesta quinta-feira (15/10), pelo projeto Quintas Musicais, promovido pelas decanias do Centro de Tecnologia (CT) e do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN).
 
No início do show, Pepeu tocou as baladas românticas “Deusa do amor” e “Mil e uma noites de amor”, intercalando com  comentários ao público sobre o horário da apresentação, bem estranha para um notívago, e  a cor do auditório. “Pensei que fosse o nome de um passarinho, mas quando cheguei aqui entendi o porquê do nome roxinho”, disse provocando risos na plateia.
 
Acompanhado de André Gomes (baixo), Jorginho Gomes (bateria) e Davi Moraes (guitarra), o guitarrista,  já considerado pela revista americana Guitar World como um dos dez melhores do mundo na categoria “world music”, seguiu tocando sucessos como “Masculino e feminino”, “Fazendo música, jogando bola” e “Garota dourada”,  a última em homenagem a Wander Taffo, fundador da banda Rádio Táxi e morto ano passado, que fez a composição com Nelson Motta e Lee Marcucci. “Gosto sempre de ressaltar os nomes dos compositores, para valorizar quem fica atrás das cortinas”, disse ele.

Com a plateia, Pepeu Gomes cantou “Menino do Rio” e relembrou o primeiro grande sucesso dos Novos Baianos, interpretando “Preta, pretinha”, sem deixar de comentar o fato de ter ao lado Davi, o filho do amigo Moraes Moreira, outro integrante do grupo. Após beber  água de coco, o músico fez um pout-pourri na pequena guitarra baiana, uma versão menor do instrumento que foi apresentado ao público e no qual tocou “Lamentos”, “Noites cariocas”, ”Além do céu”, ”Aquarela do Brasil”, ”Delicado”, e “Brasileirinho”, sendo muito aplaudido. Ele emendou com “Raio laser” e encerrou a apresentação com “Eu também quero beijar”.