Categorias
Memória

Egito Antigo na UFRJ

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ recebe novamente a egiptóloga e filósofa Marisa Castello Branco para mais uma palestra do Programa Oriente e Ocidente, que presta homenagem ao Egito Antigo desde setembro. O evento acontecerá dia 26 de outubro, com abertura às 17h no Salão Vermelho, e contará com uma apresentação de dança do ventre da bailarina Tahira Marrach. Às 19h, o público poderá conferir a exposição “Esplendor da 18ª Dinastia”,  no Salão Moniz de Aragão.

A palestra terá como tema o “Hino ao Sol”, texto escrito por Akhenaton (Amenófiz IV), da 18ª Dinastia Egípcia. O faraó ficou conhecido por querer transformar a religião do país em monoteísta e colocar Aton, deus Sol, como deus supremo. A exposição contará com 30 papiros originais pintados por artistas da Escola de Belas Artes do Egito e oito réplicas de peças. 

Autora do livro “Do Egito milenar à eternidade”, Marisa Castello Branco é professora da UFRJ e carrega 40 anos de estudos sobre o Egito Antigo na bagagem. Aos 75 anos, é guia da agência de turismo Abbatour e se prepara para realizar sua trigésima viagem ao país.