“Biotecnologias nos Seriados: House-M.D.”

A pesquisa "Biotecnologias nos Seriados: House-M.D." feita pelos alunos da Escola de Comunicação Bárbara Brasil, Heryka Cilaberry, Paula de Paiva e Vítor Alves, com orientação da professora Ieda Tucherman, buscou desenvolver como as questões da ciência e biotecnologia são abordadas pela mídia para entreter e como  o perfil de entretenimento dos espectadores vem mudando ao longo do tempo.

A escolha pelo seriado House veio a partir da análise de diversos outros seriados médicos e da constatação de que a parte científica era ali mais bem abordada. O personagem principal, doutor House, tem uma personalidade única e usa de métodos não muito normais para resolver os casos de seus pacientes. Não acredita no que seus pacientes dizem e busca as respostas diretamente nas questões científicas. Mas, apesar do realismo científico que a série busca, a parte ficcional pode ser enxergada na falta de consideração com os custos dos exames médicos, o que não aconteceria na realidade.

A questão principal mostrada pelos alunos é a mudança do padrão de entretenimento do público. Hoje todos querem ver cada vez mais, com cenas de corpos abertos e entranhas expostas, ao contrário de alguns anos atrás, quando a morte e a relação com doenças e médicos eram bem menos expostas. Segundo os estudantes da ECO, a biotecnologia e a ciência se tornaram entretenimento para a mídia atual.