Categorias
Memória

Extração de colágeno para complementação do organismo

Marianna de Oliveira da Costa, aluna de Biologia da UFRJ, apresentou nesta sexta-feira (9/10) um estudo para a otimização da obtenção de colágeno tipo I para o uso de bioengenharia óssea, como parte da XXXI Jornada de Iniciação Científica da UFRJ.

“O colágeno é a classe mais abundante de proteínas do organismo humano. O colágeno tipo I tem um importante papel estrutural e de sustentação para a engenharia dos tecidos”, informou Marianna, que foi orientada pelas professoras Márcia Soares Sader e Glória Dulce de Almeida Soares.

Aos 60 anos, nosso corpo produz apenas 40% do colágeno que necessitamos. Com a diminuição, os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações e ligamentos perdem a elasticidade e a força. Quando a alimentação não atende à demanda do corpo, faz-se necessária uma suplementação proteica  com a administração de colágeno por via oral para resolver o problema da deficiência provocada.

Para o experimento, o colágeno pode ser obtido de diferentes fontes, como o tendão bovino, rabo de rato e pele de peixes. O trabalho de Marianna Costa determinou um protocolo de extração do colágeno que pode ser administrado na medicina.